terça-feira, 27 de março de 2007

Aula 5 Rastreamento

discutimos vários conceitos importantes que nos ajudam a refletir e quem sabe contra argumentar slogan: exames quanto mais, melhor!!! Vamos retomá-los?? fica claro o que é prevalência, capacidade do teste, efetividade do tratamento?

4 comentários:

dr_ricardoflores disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dr_ricardoflores disse...

desculpa

Unknown disse...

Sim fica claro sim , principalmente nós às vezes temos este sentimento """"" aahhhhh vou fazer um check up para ver se estou bem , ou indicam desta forma pq vc não faz uma bateria de exames ,para verificarmos se tem algum problema " . Bem vc ja fica um pouco assustado ansioso , não tenho nenhum sintoma pq estão me pedindo tanto exames ?

Esta aula de rastreamento deixa claro que temos que estar interessados na Promoção da Saude e qualidade de vida de nossos pacientes , e não tentar mostrar que a qualidade esta em pedir exames , e sim em promover a SAÙDE e qualidade de vida que estes pacientes procuram ,é bem aquela famosa frase """""""""" o que interessa é a qualidade (VIDA) e não a quantidade ( exames )

Unknown disse...

Boa noite a todos,

Sabemos que muitas vezes desenvolvemos algumas falhas de memoria ou problemas de armanezamento de informacoes em nosso cerebro por causa de stress ou ate mesmo por causa de algum momento emocional/psicologico complicado pelo qual passamos em nossas vidas. Muitas vezes estes quadros estao associados a certos tipos de depressao ou outros disturbios de origem emocional; com base nisso, gostaria de deixar uma pergunta que me veio a mente depois da brilhante palestra do Cristian:

Como poderiamos identificar em uma pessoa assintomatica que passa pelo rastreamento simples (questionario de 5 questoes) se ela esta passando por um momento conforme descrito acima ou se realmente ela estaria desenvolvendo alguma demencia de maior complexidade como o Mal de Alzheimer?

Parabens ao Dr. Mario mais uma vez pela fantastica aula!

Stela Adami