terça-feira, 13 de março de 2007

Terceira Aula

Pessoal
Falamos muito sobre a anamnese: peça chave na consulta clínica e para todo promotor(a) de saúde. O termo vem do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória, e significa relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente.
Uma anamnese, como qualquer outro tipo de entrevista, possui formas ou técnicas corretas de serem aplicadas. Ao seguir as técnicas pode-se aproveitar ao máximo o tempo disponível para o atendimento, o que produz um diagnóstico seguro e a um tratamento correto. Sabe-se hoje que a anamnese, quando bem conduzida, é responsável por 85% do diagnóstico na clínica médica, liberando 10% para o exame clínico e apenas 5% para os exames laboratoriais ou complementares.
Continuando a pergunmta deixada em aula, na prática cotidiana de vocÊs, como aplicar o conteúdo da anamnese estruturada para a promoção da saúde?

5 comentários:

Anônimo disse...

PARA AQUELES QUE COMO EU, ATUAM NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA, A ÚLTIMA AULA NOS PROPORCIONA UMA MANEIRA DIVERENCIADA DE AVALIAR NOSSOS ALUNOS E TOMAR MEDIDAS ESTRATÉGICAS E MAIS EFICAZES NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE.
MOSTRANDO AS CRIANÇAS E AOS ADOLESCENTES A IMPORTÂNCIA DE SE PREVINIR AS DOENÇAS AO INVÉS DE "TRATÁ-LAS".É MAIS DIFÍCIL "MUDAR A CABEÇA" DE UM ADULTO, DO QUE "TRABALHAR" A CABEÇA DE UMA CRIANÇA PARA ATUAR DA MELHOR FORMA POSSÍVEL NA PREVENÇAO DE DOENÇAS,SENDO ASSIM, TEREMOS TAMBÉM MAIS CHANCES QUE ESSAS IDÉIAS E PRÁTICAS SEJAM PASSADAS ADIANTE.
CONTUDO NÃO PODEMOS SELECIONAR AQUELES A QUEM DEVEMOS PASSAR ORIENTAÇÃO OU INFORMAÇÃO, MAS SIM APROVEITAR TODAS AS OPORTUNIDADES PARA PROMOVER A SAÚDE DA POPULAÇÃO.

Anônimo disse...

A aula demonstra que os assuntos, quando o foco é a promoção (e deveria ser quase sempre, são variados e diferentes do habitual: violência, cuidados com a bebida alcóolica, alimentação, vacinas. Além disso, para mim, a discussão dos casos foi muito enriquecedora, pois demonstrou como fazer o raciocínio da promoção no dia-a-dia.
Ass: Danielle

Unknown disse...

Achei excelente a ultima aula, principalmente pois percebi estar co-ligada com o assunto da segunda aula quando tratamos de Piramide Demografica e etc.

Acredito que trabalhando simultaneamente com os dois assuntos abordados nas ultimas aulas temos "armas"/subsidios de sobra para elaborarmos acoes no que diz respeito a Promocao da Saude.

Se pudermos avaliar previamente o perfil do grupo e a quais riscos estao expostos por causa do habito de vida das pessoas envolvidas, ou ate mesmo por causa dos habitos culturais de tal regiao; conseguiremos prever as consequencias antes mesmo que doencas acontecam. Ai emprega-se o real sentido da palavra "prevencao".

Parabens aos organizadores e palestrantes, o curso esta superando minhas expectativas.

Abs,

Stela Adami

Anônimo disse...

Na aula prática de 3ªfeira,vimos que uma consulta com foco na promoção da saúde pode ser feita em 15 ou 20 min. Apesar de não ter tempo estipulado,observa-se, portando,que não há barreiras para a prática na rede pública. É uma mudança de paradigma , que vai alterar rotinas de profissionais da saúde que estão desmotivados,estressados, e alguns com baixa auto-estima.
Tem que ter sensibilidade,resiliência, capacidade de motivar, e de trabalhar com metas reais. A promoção da saúde é uma das prioridades do Pacto pela Saúde/SUS e deve de algum modo ou outro ser implantada.
samira

Anônimo disse...

Eu não peguei essa parte do fazer consulta em promoção à saúde em 15 a 20 minutos. Mesmo porque eu acho esse tempo indecente para uma consulta médica ou de qualquer profissional. Imagine, como perguntar sobre alimentação direitinho de alguém em 15 minutos e depois orientar? Impossível... Achoq ue a consulta em promoção de saúde é mais, bem mais demorada que a consulta habitual, que seria focada em queixas. Como perguntar de higiene bucal, e de violência, e de sexo???
Eu acho impossível em 15 minutos.
Danielle